-
2G
As tecnologias de segunda geração, ou 2G, foram desenvolvidas para telefones celulares que têm como função principal fazer ligações. Celulares com internet 2G podem realizar conexões de dados, porém com baixa velocidade. Exemplos de tecnologias 2G: CDMA2000, GSM, EDGE ou GPRS.
-
3G
As tecnologias de terceira geração, conhecidas por 3G, representam uma evolução do 2G, permitindo conexão de dados por meio de dispositivos móveis, como o aparelho de celular, com maior eficiência e, consequentemente, maior velocidade. Exemplos de tecnologias 3G: WCDMA, HSPA ou HSPA+.
-
4G
Seguindo o processo evolutivo, as tecnologias 4G oferecem conexão de dados por meio de dispositivos móveis em velocidades superiores às conexões 3G. No Brasil, as conexões 4G podem atingir até 10 Mbps.Exemplos de tecnolofias 4G: LTE e WiMax.
-
ANATEL
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é o órgão do governo brasileiro responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de telecomunicações, entre eles a internet móvel. A Agência foi criada pela Lei Geral das Telecomunicações (Lei nº 9.472, de 16/07/97).
-
BANDA
Faixa de radiofrequência destinada a determinado tipo de comunicação. O termo também define a quantidade decanais de comunicação em uma rede de computadores.
-
BANDA LARGA
Sistema que tem uma capacidade de transmissão de dados de alta velocidade. No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), considera-se banda larga a conexão com capacidade de transmissão de dados a partir de 256 kilobits por segundo (kbps).
-
BANDA LARGA FIXA
Sistema que tem uma capacidade de transmissão de dados com velocidade superior a 256 kbps (referência Anatel) e utiliza para tanto uma rede fixa, como tecnologias de cable modem, fibra ótica, xDSL etc.
-
BANDA LARGA MÓVEL
Sistema que tem uma capacidade de transmissão de dados com velocidade superior a 256 kbps e utiliza para tanto uma rede móvel, como as redes 3G e 4G.
-
BIT (b)
Simplificação para dígito binário (binary digit em inglês). É a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um bit pode assumir somente dois valores: 0 ou 1.
-
BYTE (B)
Assim como medimos as distâncias em metros, por exemplo, os dados que enviamos e recebemos pela internet são medidos em bytes (B). O termo byte deriva de binary term. Um byte equivale a 8 bits. O byte é a unidade de medida utilizada para contar o volume de dados dos pacotes de internet móvel.
-
CHIP
É aquele “pedacinho de plástico” que contém um circuito integrado e é inserido nos smartphones, tablets e minimodens (ou modens USB). Um chip reúne diversos componentes eletrônicos, como transistores e resistores, em um único invólucro de material semicondutor. Um único chip pode ter mais de 100 mil componentes.
-
COBERTURA
É onde você poderá usar o serviço, algo que também chamamos de abrangência geográfica.
-
DADOS
Todas as informações e mensagens que você acessa, recebe ou envia pela sua internet móvel, são tratadas como dados. Assim como medimos as distâncias em metros, por exemplo, os dados são medidos em bytes (B), kilobytes (KB), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). Quanto mais dados você usa pela sua internet móvel, mais bytes você consome. Por exemplo: 1 vídeo de 1 minuto consome 10 MB em média.
-
DIGITAL
Propriedade de um equipamento ou sinal (óptico ou elétrico) cuja informação é transformada em bits (zero ou um) para ser transmitida ou processada. Sistemas digitais permitem velocidades de transmissão de dados muito maiores e de melhor qualidade que os analógicos.
-
DOWNLOAD
É o recebimento de dados por meio da internet. Cada site, vídeo e demais dados que abrimos ou “baixamos” chega ao nosso celular, tablet ou minimodem por meio de um download.
-
E-MAIL
Também conhecido como correio eletrônico, é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. Aplica-se tanto à internet como a sistemas conhecidos como intranets (que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização). Uma curiosidade: o correio eletrônico é mais antigo que a internet.
-
EAQ
A Entidade Aferidora da Qualidade foi criada em atendimento às Resoluções nº 574 e nº 575, publicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 28 de Outubro de 2011, como parte do processo de aferição dos indicadores de qualidade da banda larga fixa e móvel no Brasil.
-
FRANQUIA
É o seu limite máximo de uso do serviço contratado. A franquia de dados determina o volume máximo de dados que você pode baixar ou compartilhar por meio da internet móvel. Esse limite é determinado no pacote que você contrata junto à sua prestadora. O limite de uso pode ser contratado por dia, por semana ou por mês. A unidade de medida comumente utilizada para definir o tamanho da franquia de dados é o byte (B).
-
GIGABYTE (GB)
Unidade de medida de informação que equivale a um bilhão de bytes, ou seja, 1.000.000.000 B.
-
JITTER
É o tempo de resposta que a sua conexão pode oferecer após um comando seu. Quanto mais esse tempo oscila, mais intermitente a sua conexão fica, portanto, maior o jitter.
-
LARGURA DE BANDA
Expressa a quantidade de informações que um sistema tem capacidade de transportar. No Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a chamada “banda larga”, comporta taxas de transmissão de dados a partir de 256 kilobits por segundo (kbps).
-
LATÊNCIA
Também conhecida como latência bidirecional, é o tempo que leva para um pacote de dados deixar o celular, tablet ou minimodem, chegar ao seu destino e retornar ao remetente. O teste para se medir a latência de uma conexão, o chamado PING, é utilizado pelos aplicativos gratuitos medidores de qualidade da internet móvel. Quando você usa esses aplicativos um dos resultados é a latência ou PING, cuja unidade de medida é o milésimo de segundo ou milissegundo (ms).
-
LOGIN
Significa ter acesso a algum conteúdo ou serviço de uso restrito, geralmente utilizando-se também uma senha. Uma conta de e-mail, computador, celular ou outro serviço fornecido por um sistema de informática podem exigir uma autenticação de acesso, que é o login.
-
MEGABIT POR SEGUNDO (Mbps ou Mbp/s)
Unidade utilizada para medir as taxas de download e de upload, ou seja, a chamada velocidade da sua internet móvel. Assim como a velocidade de um carro é medida em quilômetros por hora, a velocidade da internet é medida em megabits por segundo (Mbps ou Mbp/s).
-
MEGABYTE (MB)
Unidade de medida de informação que equivale a 1 000 000 bytes (B). Entre outras aplicações, utilizamos bytes, megabytes e outros múltiplos para medir o volume de dados da franquia de internet móvel.
-
MINIMODEM
Minimodem, também conhecido como modem USB ou pen modem, é um aparelho parecido com um pen drive. Contém em seu interior um chip de uma prestadora e permite que o usuário se conecte à internet.
-
MODEM
Aparelho com circuitos elétricos que conecta equipamentos de processamento de dados a um canal de comunicação. O termo modem resulta das palavras modulador/demodulador do sinal de comunicação. Esse equipamento é essencial para que haja conexão de internet. Os smartphones, tablets, notebooks, entre outros equipamentos, vêm equipados com modens, que podem estar embutidos no aparelho (ocultos, como no caso dos smartphones) ou externos (como no caso, por exemplo, do minimodem).
-
MODO AVIÃO
Opção disponível em algunscelulares ou tablets, que permite desativar todas as conexões, deixando o aparelho apenas com suas funcionalidades off-line(calculadora, máquina fotográfica, tocador de música). Não são feitas nem recebidas ligações, não há envio nem recepção de dados, não há navegação na internet. Quando o seu aparelho está em modo avião, também consome menos bateria.
-
OFF-LINE
Ficamos off-line quando não estamos conectados à internet. É o oposto de on-line.
-
ON-LINE
Ficamos on-line quando estamos conectados à internet. É o oposto de off-line.
-
PACOTE DE DADOS
É o serviço de dados que você contrata na sua prestadora. Todo pacote tem um conjunto de características, como preço, período de uso, limite de dados para upload e download (franquia), cobertura e outras condições e limitações.
Outro significado para o termo pacote de dados diz respeito à forma como as informações circulam na internet. Os dados são enviados e recebidos em pacotes, ou seja, pequenos pedaços, que ao serem recebidos são novamente agrupados para tomar a forma da mensagem.
-
PING
Serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede, utilizando um protocolo denominado ICMP. A palavra PING é a abreviação do termo em inglês Packet Internet Network Grouper, que significa algo como "agrupador de pacotes de internet". O PING é usado como medida de latência.
-
POST
Mensagem que é compartilhada em um website e/ou rede social. Um post pode ter conteúdo em formato texto, imagem ou vídeo.
-
RGC
É o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações – RGC, aprovado pela Resolução nº 632, de 7 de março de 2014, publicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
-
SMARTPHONE
Termo em inglês usado para denominar alguns tipos de telefone celular. Em português, significa “telefone inteligente”. Ele recebe esse nome porque o smartphone é um celular com tecnologias avançadas executadas em um sistema operacional, como nos computadores fixos.
-
SMS (Short Message Service)
Conhecido como torpedo, este serviço habilita curtas mensagens de texto (até 160 caracteres) para envio por telefone celular.
-
TAXA DE RECEPÇÃO
Também chamada de taxa de download, refere-se à velocidade com que os dados, mensagens ou aplicativos são baixados da internet para o seu celular, tablet ou minimodem.
-
TAXA DE TRANSMISSÃO
Chamada de taxa de upload, refere-se à velocidade com que os dados, mensagens ou aplicativos são carregados do seu celular, tablet ou minimodem para a internet.
-
UPLOAD
Cada mensagem e demais informações que enviamos, postamos ou “subimos” por meio da internet. Os dados saem de nosso celular, tablet ou minimodem para um servidor, site, rede social ou e-mail.
-
VARIAÇÃO DE LATÊNCIA
Mesmo que jitter.
-
VELOCIDADE MÁXIMA
Capacidade máxima de transmissão da informação multimídia, expressa em bits por segundo (bps ou bp/s). Quando se contrata um pacote de dados de internet móvel, uma das características dessa modalidade de atendimento pode ser a velocidade máxima, ou seja, a maior taxa de transmissão/recepção que aquele serviço de internet móvel oferecerá. Isso significa que a velocidade máxima é uma referência. Não necessariamente se navegará o tempo todo nessa velocidade.
-
VELOCIDADE MÉDIA
Média simples dos resultados das medições de velocidades instantâneas, realizadas durante um mês, expressa em bits por segundo (bps ou bp/s).